Empresários inseridos na implantação de indústrias de produtos de limpeza e cosméticos em Uberaba reivindicaram ao Município a expedição do Relatório Estrutural. Documento é considerado essencial na obtenção de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Reunião aconteceu ontem à tarde na Secretaria de Saúde do Município com o subsecretário Gilberto Magnino e o assessor da PMU Carlos Bracarense, intermediada pelo vereador Cléber Cabeludo (PMDB).
O engenheiro responsável pela quase totalidade dos projetos sanitários em análise, José Carlos Gerolim, informou que o Relatório Estrutural é entregue apenas na fase conclusiva, ou seja, quando a obra está pronta para funcionar. Somente após este procedimento é franqueado aos empresários entrar com processo na Anvisa.
Alguns Estados, segundo o profissional, já fornecem o documento na fase preliminar. Reconhece Gerolim que se o relatório fosse enviado com antecedência, a Vigilância Sanitária agilizaria o trabalho em pelo menos 90 dias, reduzindo despesas.
Gilberto Magnino se mostrou disposto em dar uma solução à questão, externando conduzir as negociações em Brasília, caso seja necessário. Similar apoio foi garantido por Carlos Bracarense, em afirmação sobre o trabalho do prefeito voltado para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Cléber Cabeludo solicitou empenho especial ao assunto para agilizar a geração direta de empregos. As quatro empresas representadas na reunião estão aptas a proporcionar 260 novos postos de trabalho. A prefeitura pediu prazo até o dia 15 de junho para se posicionar sobre o assunto.