Emissão deve começar por volta de 5 de janeiro; pagamento à vista deve manter divisão em três parcelas, com vencimento final em 31 de março

Boletos para o pagamento do IPTU devem ser liberados no dia 5 de janeiro, em Uberaba (Foto/Reprodução/Uberaba Vista de Cima)
A Prefeitura de Uberaba estima disponibilizar as guias do IPTU 2026 na primeira semana de janeiro. A informação foi confirmada pelo secretário adjunto de Fazenda, Nilson Grossi, em entrevista à Rádio JM. Segundo ele, a equipe técnica trabalha para liberar os boletos por volta de 5 de janeiro, já no portal oficial do município.
Grossi explicou que ainda estão sendo definidos “alguns últimos pontos” com o secretário de Fazenda, Roberto Tosto, mas a previsão de vencimento permanece alinhada ao cronograma adotado em 2025, em 31 de março. Ele adiantou, também, que o pagamento à vista deve continuar podendo ser dividido em três parcelas — janeiro, fevereiro e março — como ocorreu este ano.
“Por isso alertamos a população para fazer a declaração do IPTU Verde até o dia 20 de dezembro. É para que a gente consiga fazer o ajuste no sistema, e a guia ficar disponível na primeira semana de janeiro, já com desconto de 5%”, acrescentou.
O IPTU Verde 2026 mantém as regras atuais e garante desconto para imóveis com ao menos uma árvore plantada na calçada, dentro dos critérios estabelecidos. Embora a prefeita Elisa Araújo tenha manifestado interesse em ampliar o programa, as mudanças só devem ocorrer a partir de 2027.