As equipes estão treinadas e todas as bases prontas, restando agora a instalação de internet e do tridígito na Central de Regulação da rua 13 de Maio

(Foto/Divulgação)
Previsto para ter as operações iniciadas nesta quarta-feira (10), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Triângulo Sul terá início das atividades no próximo dia 19, quando ocorrerá a inauguração oficial, com a presença prevista do governador de Minas, Romeu Zema (Novo).
De acordo com a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul), Vanessa Silva Faria, as equipes estão treinadas e as bases montadas; agora, está em fase de finalização a instalação da internet e do tridígito na central de regulação.
No início do mês de dezembro, o Cistrisul realizou o treinamento presencial das equipes que vão compor o Samu Regional Triângulo Sul – 192. A atividade reuniu cerca de 400 profissionais e marcou a integração dos novos servidores, além da entrega dos uniformes e repasse de informações essenciais sobre o funcionamento do serviço.
As equipes atuarão em 24 ambulâncias distribuídas nos 27 municípios consorciados, reforçando a cobertura de urgência e emergência no Triângulo Sul.
Criado em 2014 e oficialmente implantado em 2019, o Cistrisul iniciou suas atividades justamente com o suporte aéreo, ampliando agora sua atuação com o Samu 192.
Com sede administrativa e Central de Regulação em Uberaba, o consórcio abrange quatro microrregiões — Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama —, alcançando mais de 700 mil habitantes. A estrutura montada para o Samu inclui 17 bases descentralizadas, 19 ambulâncias de suporte básico (USB) e cinco de suporte avançado (USA), que funcionam como UTIs móveis.