
(Foto/Divulgação)
Três representantes de Uberaba participam da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília, que ocorre de 6 a 9 de dezembro, abordando temas como a história do Suas, políticas públicas, valorização profissional e a PEC 383, que visa garantir recursos mínimos para o sistema.
Uberaba é representada por Elisa Kiosz, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Débora Dantas Marques de Lima, usuária do Suas, e Wellington Donizete Marques de Lima, conhecido como Leon Lima, conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e coordenador da sociedade civil de Minas Gerais. Todos foram eleitos nas etapas municipal, regional e estadual.
A conferência reúne gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil para avaliar a Política Nacional de Assistência Social, definir diretrizes de aprimoramento do Suas e estabelecer prioridades para o III Plano Decenal de Assistência Social. Também celebra os 20 anos do Suas e os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Durante o evento, a PEC 383 foi tema de debate. A proposta, se aprovada, fixa em 1% do orçamento da União o financiamento destinado ao Suas, garantindo recursos mínimos e estáveis para o setor.
Elisa Kiosz destacou a importância da participação de Uberaba: “Além da história do Suas, da PEC 383, também estamos abordando o avanço das políticas públicas, valorização dos profissionais, inovação das gestões descentralizadas e tripartites”.
Leon Lima reforçou a relevância do encontro: “Como conselheiro, delegado e coordenador da sociedade civil de Minas Gerais, trago comigo a força do nosso estado, das nossas lutas e das pessoas que dependem dessa política para viver com dignidade. Estar na conferência é defender direitos, fortalecer sonhos e reafirmar que a Assistência Social é, sobretudo, sobre gente, gente que merece ser vista, ouvida e protegida. É por elas que estamos aqui”.
Na programação desta segunda-feira (8), foi assinado um ato que autoriza o pagamento de R$ 79,2 milhões para ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O evento inclui mesas temáticas, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio Cnas Simone Albuquerque, que reconhece iniciativas inovadoras em todo o país.