Foto/Rodrigo Garcia
Pastor Eloísio e Denise Max passam a dividir a mesma bancada com a fusão do PTB com o Patriotas
Com fusão entre o Patriota e o PTB aprovada em âmbito nacional, a composição do Legislativo em Uberaba deverá sofrer alterações. Cada um dos partidos hoje, tem uma cadeira na Câmara Municipal. Se não houver troca de partido, a nova sigla, denominada Mais Brasil, surgirá já com dois vereadores na Casa: Denise Max e Eloísio dos Santos.
Por enquanto, Denise e Eloísio não se manifestaram sobre a fusão entre os dois partidos. Os dois parlamentares também ainda não se posicionaram se pretendem ficar na nova sigla criada pela fusão entre o Patriota e o PTB.
Caso os vereadores optem por ficar na legenda recém-criada, o Mais Brasil terá dois representantes no Legislativo. A mesma quantidade do PSD, Podemos e Solidariedade. A maior bancada da Câmara continua sendo do PP, que tem quatro cadeiras. Em seguida, vem o MDB e o União Brasil, cada um com três vereadores.
A junção entre o Patriota e o PTB foi aprovada no fim de outubro. A decisão do PTB foi confirmada em uma convenção nacional realizada em Brasília. Dos quase 200 filiados, apenas um votou contra a fusão. Já na reunião do Patriota, a votação foi unânime pela formação da nova sigla. A legenda recém-criada vai se chamar “Mais Brasil” e apresentará o número 25 nas urnas.
As aprovações internas para a fusão das duas siglas aconteceram três dias depois que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) atirou com um fuzil e lançou granadas contra policiais federais que cumpriam uma ordem de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A junção das legendas, no entanto, já estava acertada antes do episódio. As conversas se iniciaram logo após o primeiro turno das eleições deste ano, quando os dois partidos constataram que, sozinhos, não superariam a chamada cláusula de barreira – que exige a eleição de um número mínimo de parlamentares ou de votos pelo Brasil para que partidos tenham acesso ao fundo partidário e tempo gratuito em rádio e televisão.
Em 2018, o PTB elegeu três deputados federais e dois senadores, enquanto o Patriota teve cinco deputados federais eleitos. O objetivo é que, quando o Mais Brasil for oficializado, a nova legenda já conte com pelo menos cinco representantes na Câmara dos Deputados, porque este ano o PTB elegeu apenas um deputado federal e o Patriota conquistou quatro vagas na Câmara Federal.