Possível indicação de Marcos Montes (DEM) para vice-governador de Anastasia (PSDB) acirra disputa por votos em Uberaba
Possível indicação de Marcos Montes (DEM) para vice-governador de Anastasia (PSDB) acirra disputa por votos em Uberaba. Na cidade, Hélio Costa (PMDB) ainda mantém a preferência do eleitorado, mas a vantagem diminui quando as simulações colocam MM ao lado do candidato tucano. Os números são de pesquisa do Instituto ContraPonto, realizada este mês.
Na consulta espontânea, é grande o número de uberabense sem candidato a governador. Dos entrevistados, 37% das pessoas votariam nulo e 35% ainda não decidiram. Nesta situação, Hélio Costa aparece com 17% das intenções de voto, à frente de Anastasia, que tem 5%. Brancos são 3%. José Fernando Aparecido (PV) tem 2% das indicações.
Por outro lado, o diretor do Instituto ContraPonto, Luciano Julusi, avalia que ao estimular as respostas, ou seja, apresentar os nomes para escolha do eleitor, Hélio Costa sai de 17% para 34%. Indecisos somam 25%. Anastasia vai de 5% para 15%. “Hélio Costa consegue um ótimo número. Entretanto, o crescimento do peemedebista é menor que o do tucano. Este impulso pode ser crucial na tomada de decisão pelos indecisos”, afirma.
Julusi salienta ainda que a entrada de Marcos Montes como vice na chapa tucana, conquista votos do eleitor uberabense. Na primeira simulação, Hélio Costa está aliado com Fernando Pimentel (PT) e atinge 34% da preferência. Anastasia vem com Alberto Pinto Coelho (PP) e chega a 15% dos votos. Neste cenário 27% dos entrevistados estão indecisos, 11% optaram por voto nulo e 7% em branco.
Já o segundo quadro tem 29% de indecisos. Novamente Pimentel é considerado vice de Hélio e a dupla recebe 27% das indicações. Já Anastasia com Marcos Montes chega a 20%. Brancos e nulos somaram 19%. “A diferença entre os dois candidatos cai para 7% conforme o vice escolhido”, pondera o cientista político.