O Hospital da Criança realiza Assembleia Geral Extraordinária voltada à discussão de diversos temas inerentes ao âmbito administrativo, culminando com a eleição da nova diretoria. Processo convocado por meio de edital acontece às 19h do dia 27.
A nova votação marca o fim de forte polêmica ocorrida em 28 de abril deste ano, quando Maria Rita Carniel de Melo e Teresinha Pinto Cartafina disputaram à presidência da instituição hospitalar. Teresinha venceu com um voto de diferença, mas posteriormente a eleição foi anulada pelo Conselho Deliberativo.
Na época, a vice-presidente do Conselho, Ana Paula Bosi Ribeiro, informou à reportagem que o fato ocorreu não por suspeita de fraudes ou irregularidades, e sim devido a erros administrativos na finalização do processo. Duas associadas aptas a votar foram impedidas de participar porque os nomes delas não constavam na lista oficial.
Após consulta ao Ministério Público sobre o impasse, sete integrantes do Conselho Deliberativo acataram a decisão de anular o processo eleitoral, que na totalidade suprimiu 11 nomes da lista. Algumas, segundo informações, não sabiam que tinham direito a voto ou simplesmente não compareceram.
Desde então a presidência vem sendo exercida por Maria Rita, que confirmou ontem sua disposição em participar do novo processo. A ex-presidente Teresinha Cartafina não foi localizada pela reportagem para se posicionar sobre a disputa. As chapas devem ser inscritas com três dias de antecedência à votação.
No dia 27, mediante 2/3 dos associados (83), serão discutidos o recadastramento ocorrido entre 4 de agosto e 22 de setembro, a confirmação da anulação da eleição anterior e, na sequência, a eleição da diretora e Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultor Jurídico.