CENÁRIO RUIM

Infestação do Aedes fica maior que a do mesmo período de 2024

Levantamento indica índice médio de 3% dos domicílios com focos do mosquito Aedes aegypti, o que mantém a cidade em médio risco de transmissão de doenças

Marconi Lima
Publicado em 26/05/2025 às 20:14Atualizado em 27/05/2025 às 06:01
Compartilhar
Os principais locais dos focos do mosquito continuam sendo dentro das residências, em pequenos reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, entre outros (Foto/Reprodução)

Os principais locais dos focos do mosquito continuam sendo dentro das residências, em pequenos reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, entre outros (Foto/Reprodução)

O segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 aponta para a redução no índice de infestação do mosquito Ades Aegypti em relação ao levantamento anterior, realizado em janeiro. No entanto, se comparado com o mesmo período dos dois últimos anos, a situação é a mesma, com leve piora. Os dados divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde indicam que caiu para 3% a infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ante os 8,1% do primeiro LIRAa do ano. Na situação atual, Uberaba está classificada em médio risco, situação que exige maior atenção e medidas de controle.

A coleta dos dados ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio, em 8.604 imóveis, por meio do trabalho de cerca de 200 agentes de endemias. De acordo com o resultado apurado, as regiões com maiores índices de dengue foram Alfredo Freire, Novo Horizonte, Recanto das Torres, Villaggio Di Fiori, Fabrício, Jardim das Palmeiras, Jardim Espírito Santo, Jardim Nenê Gomes, Jardim São Bento, Tancredo Neves, Vila Militar, Boa Vista, Estados Unidos, Frei Eugênio e Guanabara.

Apesar da redução no comparativo com o 1º LIRAa de 2025, o índice atual está pouco acima do que foi registrado em igual período do ano passado. Em maio de 2024, o LIRAa era de 2,36%. Também é maior que em maio de 2023, quando o apurado foi de 2,60%.

Os principais locais dos focos continuam sendo dentro das residências, em pequenos reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, pequenos depósitos de água, lixo, entulho e outros materiais inservíveis e, portanto, passíveis de descarte.

Apesar de o índice apresentar resultado pior que nos dois últimos anos, o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, disse que as ações desencadeadas pelo município para combate ao Aedes aegypti, em conjunto com a população, apresentaram redução substancial do índice.

“Entre as ações que ajudaram na redução (do índice de infestação) estão a intensificação das visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), a contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientando a população, o incremento do fumacê nos locais com maiores índices e o mapeamento com drones nas áreas de risco e combate ao mosquito”, destacou.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde preconiza um índice ideal de até 1% para o LIRAa. O LIRAa é uma ferramenta de vigilância que permite identificar a situação de infestação por Aedes aegypti em um município, identificando os criadouros predominantes. 

Boletim. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Uberaba registra 2.934 casos confirmados de dengue no município e mais 17.896 que estão sob suspeita. Neste ano, 15 mortes foram confirmadas devido a complicações causadas pela doença e outras 11 estão em investigação.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) aponta que Uberaba tem sete casos confirmados de febre chikungunya, com 80 sob suspeita. Não há registro de mortes em decorrência da doença. Não há registro de zika vírus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por