(Foto/Divulgação)
Legislativo quer esclarecimentos sobre as ações implementadas até o momento para consolidar o Geoparque Uberaba. Em requerimento aprovado ontem, foi solicitada a presença em plenário do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto (PSD), e também da presidente da Associação Geoparque, Paula Cusinato, para apresentar detalhes sobre o trabalho em andamento.
No documento, o vereador Ripposati Filho (PSD) ponderou que o título concedido pela Unesco não é vitalício e a entidade fará uma nova análise para decidir sobre a manutenção da chancela para o geoparque local. “A designação é concedida por quatro anos e aí a cidade passa por processo de revalidação, em que é avaliado o funcionamento de cada unidade”, manifestou.
Desta forma, o parlamentar ressaltou que é função do Legislativo monitorar a operação para garantir que as exigências da Unesco sejam atendidas para a manutenção da chancela do Geoparque.
Com isso, o vereador solicitou a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, da presidente da Associação Geoparque e, também, da diretora de Turismo e Eventos, Maria Aparecida Basílio, para explanar sobre as ações e projetos em execução voltados para a conservação do patrimônio geológico e para a promoção do turismo sustentável no âmbito do Geoparque.
A data para o comparecimento na Câmara Municipal ainda não foi definida e dependerá da agenda das autoridades solicitadas.
Chamado. O Legislativo também aprovou convite para a participação do agente de Relacionamentos da Cemig, Hudson Ferreira, em plenário. A solicitação é que ele compareça à sessão para prestar esclarecimentos sobre os constantes picos de energia que vêm ocorrendo no município.
Autor do requerimento, o vereador Marcos Jammal (PSDB) afirmou que a concessionária de energia precisa apresentar informações sobre os problemas na rede e as ações implantadas para solucionar a questão. “A população está com receio de que aconteça prejuízo em equipamentos elétricos devido às constantes quedas de energia”, finalizou.