Avaliações implementadas pela própria Secretaria de Educação para identificar a dificuldade de aprendizagem dos alunos e orientar o trabalho pedagógico não tiveram resultados disponibilizados
Requerimento da vereadora Ellen Miziara cobra a disponibilidade dos resultados para analisar o desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Legislativo requer a apresentação dos resultados das avaliações diagnósticas realizadas pela Secretaria da Educação com alunos da rede municipal de ensino em 2023 e 2024.
Autora do requerimento, a vereadora Ellen Miziara (PL) ressaltou que as avaliações foram implementadas pela própria pasta para identificar a dificuldade de aprendizagem dos alunos e orientar o trabalho pedagógico dos professores desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens Adultos, mas os resultados não foram disponibilizados até então.
Segundo a parlamentar, a disponibilização dos resultados permitirá analisar o desempenho dos estudantes e planejar estratégias pedagógicas mais eficientes. “Queremos saber o que foi exitoso e o que precisa de melhorias no que tange ao aprendizado na rede municipal. É preciso dar mais transparência para entender como está o processo de ensino aprendizagem no município”, ponderou.
A solicitação dos dados pela vereadora ocorre após polêmica em torno de relatório disponibilizado pelo Ministério da Educação apontando que menos da metade dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Uberaba estavam alfabetizados em 2023.
O cenário foi indicado na pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada com o objetivo de identificar o conjunto de habilidades que definem se uma criança está ou não alfabetizada. Ao todo, 206 cidades aderiram ao estudo para analisarem as competências que caracterizam o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita que se espera ao final do segundo ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os dados da pesquisa, apenas 45,8% dos alunos concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados na cidade em 2023. O desempenho local ficou abaixo do verificado na maioria das cidades do entorno, como Uberlândia (50,9%), Frutal (53,9%) e Araxá (68,8%). Somente Planura registrou resultado no mesmo patamar de Uberaba, com índice de 45,9% de estudantes alfabetizados.
Em resposta, a Secretaria de Educação posicionou que os dados não refletem a realidade atual dos estudantes do município. A pasta argumentou que toda a rede municipal passa por avaliações anuais diagnósticas para direcionar a melhoria da aprendizagem, garantindo que os resultados mais atualizados demonstraram que o nível de alfabetização no final do 2º ano do Ensino Fundamental estava expressivamente acima do apresentado pela pesquisa de 2023. Os dados detalhados das avaliações, entretanto, não foram divulgados.