Diante da perda de espaço político nas últimas eleições, o PSDB tem discutido uma possível federação para formar um bloco que vem sendo chamado por algumas lideranças políticas de "centro democrático". Fariam parte da federação o PSC e o Podemos, além do Cidadania, que já estava unido ao PSDB desde maio deste ano.
O PSC foi incorporado pelo Podemos nessa semana e a convenção partidária, marcada para 8 de dezembro, deve oficializar esse processo de união. A partir daí, a construção da federação deve ser agilizada. Se efetivada, a nova federação contaria com 36 deputados federais, 12 senadores e três governadores.
Nos últimos dias, uma série de reuniões vêm acontecendo, bem como novos encontros políticos estão programados para terça e quarta-feira (29 e 30) com o objetivo de acertar os detalhes dessa negociação com o objetivo de incluir o PSC e o Podemos na federação.
O presidente da federação, o tucano Bruno Araújo, se reuniu, há alguns dias, com Pastor Everaldo, presidente do PSC, para avaliar os estados onde as duas legendas podem entrar em conflito nas eleições municipais de 2024.
Fonte: OTEMPO