POLÍTICA

Marcos Montes e Paulo Piau na liderança pelo levantamento do ContraPonto

Pesquisa eleitoral mostra consolidação de votos para Marcos Montes (DEM) e Paulo Piau (PMDB) na cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 08/09/2010 às 00:16Atualizado em 20/12/2022 às 04:22
Compartilhar

Pesquisa eleitoral mostra consolidação de votos para Marcos Montes (DEM) e Paulo Piau (PMDB) na cidade. Levantamento do Instituto ContraPonto aponta MM como o preferido em Uberaba, com 28,2% da preferência do eleitoral. Já o peemedebista aparece com 17%. Ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas entre 28 e 31 de agosto. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, vários candidatos apresentam pequena oscilação negativa. Montes, por exemplo, foi de 31,5% para 28,2%. Piau estava com 19,5% no início de agosto e agora aparece com 17% das indicações. A petista Marilda Ribeiro Resende, que mantém o terceiro lugar, também caiu: de 12,5% para 9,7% das intenções de voto.

Por outro lado, o deputado federal Aelton Freitas (PR) mostra recuperação. O republicano cresceu quatro pontos percentuais e figura na atual pesquisa com 8,5% da preferência dos uberabenses. O tucano Nárcio Rodrigues se mantém estável com 4%.

De acordo com o diretor do Instituto ContraPonto, Luciano Julusi, os números evidenciam a cristalização de votos para Marcos Montes na cidade. Quanto às oscilações negativas, Julusi considera o movimento normal, pois durante a campanha eleitoral a briga entre os candidatos por espaço é dinâmica. Entretanto, ele salienta que o resultado final nas urnas depende das estratégias utilizadas nos próximos 30 dias: “Quem tem grupo político e dinheiro para investir nessa reta final de campanha conseguirá chegar perto da votação esperada”.

O analista político salienta ainda que os postulantes a vaga na Câmara Federal não podem depender apenas do eleitorado em Uberaba. Ele afirma que na disputa à Assembleia Legislativa de Minas, em alguns casos, é possível ser eleito apenas com votos da cidade. Entretanto, a exceção não vale para deputado federal e a conquista de apoio no restante de Minas é essencial.

O levantamento traz ainda o vereador Jorge Ferreira (PMN), com 1,5% das indicações e Gleibe Terra (PSB) tem 0,5%. O instituto registrou também o desempenho de candidatos de outras cidades. Antonio Andrade (PMDB), Wellinton Prado (PT), cabo Júlio (PMDB), Gilmar Machado (PT) e Zé Vieira (PR) estão empatados com 0,2%.

O percentual de indecisos cresceu três pontos percentuais e está em 22,4%, o que ainda é alto conforme Julusi. Brancos e nulos representam 7,2% das respostas. A pesquisa está registrada sob o número 68416/2010, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por