Apesar de prorrogação no prazo para pagamento da Cosip 2022 referente aos terrenos vagos, apenas 50% do valor lançado este ano foi recolhido pela Prefeitura até o vencimento no dia 31 de outubro.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Fazenda, das 13.051 guias emitidas este ano, 6.100 guias foram pagas dentro da data final de vencimento e o número correspondeu à arrecadação de 50% do valor total lançado.
Considerando que a projeção da Cosip para os terrenos era de R$2.524.434,02 este ano, o índice representaria R$1.262.217.01 que entraram para os cofres municipais.
Inicialmente, o prazo para quitar a taxa de custeio da iluminação pública se encerraria no dia 30 de setembro, mas a data foi estendida devido à baixa arrecadação dentro do período. Na época, somente 30% das guias haviam sido pagas.
A prorrogação do vencimento, entretanto, não representou um aumento significativo na arrecadação, já que, no prazo extra, o percentual recolhido atingiu o patamar de 50%. A partir de agora, a taxa ainda pode ser paga, mas com a incidência de multas e juros.
As guias da Cosip são emitidas pela Prefeitura somente para terrenos vagos sem ligação de energia elétrica regular, localizados em ruas onde existe iluminação pública. Os demais imóveis pagam a taxa de iluminação com a conta da Cemig.