
(Foto/Divulgação)
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba participou do Encontro com Movimentos Sociais e Sociedade Civil Organizada, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento foi realizado no anfiteatro do Centro Administrativo e teve como objetivo promover o diálogo e a escuta ativa sobre demandas e desafios relacionados à defesa dos direitos fundamentais.
O evento teve a participação da promotora de Justiça Carolina Marques Andrade, que é titular da Coordenadoria de Inclusão e Movimentos Sociais do Triângulo Mineiro (Cimos-TGL).
O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas e da participação popular.
“Foi um momento importante de escuta ativa com o Ministério Público, movimentos sociais e sociedade civil, abordando temas como desigualdade, fome, segurança alimentar e garantia de direitos. Destacamos as ações voltadas às crianças, mulheres, idosos e outros públicos vulneráveis. Este foi o primeiro encontro no Triângulo Mineiro, com expectativa de novas edições para fortalecer as políticas de assistência social e direitos humanos na região”, afirmou o secretário.
Em Uberaba, Ernani ressaltou que a Seds executa diversos programas e ações voltados à garantia e defesa dos direitos fundamentais da população em situação de vulnerabilidade social. Essas iniciativas integram o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e buscam, por meio de ações integradas e descentralizadas, assegurar o acesso a direitos e à cidadania em diferentes ciclos de vida.
Durante o encontro, Ernani reforçou o compromisso da Prefeitura de Uberaba com a promoção dos direitos humanos, da inclusão social e da participação popular, em parceria com órgãos públicos e entidades que atuam na defesa da população.
A reunião contou com representantes de diversos municípios da região, incluindo Araguari, Araxá, Bambuí, Campina Verde, Campos Altos, Canápolis, Capinópolis, Carmo do Paranaíba, Conceição das Alagoas, Conquista, Estrela do Sul, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Prata, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Vitória, São Gotardo, São Roque de Minas, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia.