O deputado federal Narcio Rodrigues é o novo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Além dele, outros 21 nomes foram anunciados ontem por Anastasia
O deputado federal reeleito Narcio Rodrigues (PSDB) é o novo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Além dele, outros 21 nomes foram anunciados ontem pelo governador peessedebista Antonio Anastasia para ocupar os cargos de primeiro escalão na administração estadual. Quatro foram mantidos nos postos: Antônio Jorge Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão).
Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Educação e, em seu lugar, entra Wander Borges, deputado estadual reeleito pelo PSB. Elmiro Nascimento será secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eliane Parreiras (Cultura), Lafayete Andrada (Defesa Social), Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico), Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana), Bráulio Braz (Esporte e Juventude), Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Agostinho Patrus Filho (Turismo).
Anastasia também anunciou a criação de três secretarias extraordinárias: Regularização Fundiária, que terá o pedetista Manoel Costa como titular, Copa do Mundo (Sérgio Barroso) e Gestão Metropolitana (Alexandre Silveira). O primeiro escalão do governo mineiro tem uma composição mista com pessoas jurídicas e parlamentares, segundo as palavras do chefe do Executivo. Ele discorda que as escolhas sejam mais políticas do que técnicas e observa que o cargo de secretário de Estado é, pela definição da Constituição, político. “Todos são políticos e exercem a função política, sem exceção”, apontou.
O governador revelou que para compor o primeiro escalão considerou vários critérios, o primeiro, da competência, e que os convites foram formalizados há dois dias. “Ouvimos as lideranças dos partidos, empresariais e sindicais, equipe de transição, para então formatar o secretariado e convidá-los com base nos perfis traçados”, disse.
O tucano avalia que sua equipe terá condições de cumprir os compromissos assumidos durante a campanha, de resultados e eficiência. A primeira reunião de trabalho do grupo com Anastasia será na segunda-feira, dia 3.
Mais. Anastasia também anunciou ontem os nomes dos presidentes da Cemig (Djalma Morais, que permanece no posto); Ricardo Simões (Copasa), e Oswaldo Borges (Codemig). Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), tendo José Santana como vice-presidente, e Fuad Noman assume o comando da Gasmig, e Andrea Neves – irmã do senador eleito Aécio Neves – retorna à presidência da Servas.