POLÍTICA

Newton Cardoso Jr. quer fazer ponte entre governo de MG e equipe de transição

Além do PT, outros 13 partidos fazem parte da equipe de transição do governo Lula; 25 mineiros fazem parte do grupo

O Tempo
Publicado em 23/11/2022 às 20:40Atualizado em 15/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Indicado para fazer parte da equipe de transição do governo Lula, o deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB) pretende fazer a ponte entre o governo federal e o governador Romeu Zema (Novo). O emedebista foi convidado para fazer parte do núcleo de desenvolvimento regional ao lado do também deputado federal Paulo Guedes (PT).

De acordo com o parlamentar, ainda é cedo para falar se o MDB fará parte da base do próximo governo federal. Segundo o deputado, sua intenção no momento é melhorar a interlocução entre o próximo governo e o governo do Estado.

Independente durante boa parte do governo Zema, o MDB se aproximou do partido Novo neste ano por conta do período eleitoral. A sigla participou da coligação que apoiou a reeleição do governador.

"A nossa intenção é que o governo do Estado tenha mais um canal de diálogo com o governo federal, um canal mais dinâmico. A proximidade do Zema com o Bolsonaro não trouxe muita coisa para Minas, não por falta de empenho do governo, mas acredito que pelo fato de eu estar em Brasília todo dia, tenho um ambiente mais propício para cobrar e ter acesso as demandas", avaliou o parlamentar, que disse que é preciso esperar a gestão de Lula (PT) começar para avaliar futuras alianças.

Nesta semana, o MDB indicou cinco deputados federais para fazer parte da equipe de transição. Além de Newton Cardoso Jr., foram escalados os deputados HIldo Rocha (MA), José Priante (PA), Dulce Miranda (TO) e Valtenir Pereira (MT). "É preciso esperar para ver como será o clima. Em um primeiro momento, de imediato, eu estou vendo essa minha participação como uma ponte entre o governo do Estado e o governo federal", pontuou Newton Cardoso Jr.

A função almejada pelo parlamentar mineiro deve ser semelhante ao posto que o governador Romeu Zema pretende colocar o seu aliado Marcelo Aro (PP). Na última semana, em entrevista exclusiva à rádio Super 91.7 FM, Zema afirmou que o deputado federal deve ocupar a chamada Secretaria de Relações Institucionais em seu segundo governo em Brasília. A intenção do governador é que Aro, que perdeu as eleições para o Senado neste ano, faça a interlocução entre a bancada no Congresso Nacional e as demandas mineiras.

Futura base

O leque ideológico dos deputados que fazem parte da equipe de transição do governo Lula é amplo e contempla, além do PT, outros 13 partidos. Entre os mineiros, 25 parlamentares integram a lista. Os nomes vão desde da vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT) ao deputado federal Wellington Prado (Pros), que ocupará o núcleo da saúde.

"Minha indicação tem foco no combate ao câncer, como presidente da 1ª Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, minha contribuição independe de questões partidárias e será no planejamento das ações governamentais e nas melhorias urgentes que precisam ser feitas. A minha preocupação é com a prevenção e tratamento das milhares de pessoas que todos os anos sofrem com essa terrível doença", explicou Prado.

A deputada federal eleita Duda Salabert afirmou, por sua vez, que tem a intenção de participar do governo no que diz respeito à melhoria das políticas públicas. A parlamentar foi convidada para fazer parte do grupo de transição da pasta de direitos humanos.

"Eu me reuni com o Lula no segundo turno das eleições e falei que caso ele saísse vitorioso gostaria de ajudar o governo na questão da desigualdade. O PDT tem o compromisso de vencer o bolsonarismo e construir políticas públicas que retirem o Brasil do mapa da fome. Então, com certeza, os parlamentares do PDT, do qual faço parte, vão ajudar o governo nesse objetivo", afirmou a vereadora da capital.  

Fonte: OTEMPO

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por