Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG) recebeu, aproximadamente, 1.500 declarações em Uberaba sobre o Valor Adicionado Fiscal (VAF), ano-base 2009. Em geral, as empresas do município geravam, em média, 5.500 formulários para a Receita Estadual. No entanto, a redução nas declarações este ano já era esperada porque grande parte passou a informar os números através do Simples Nacional.
O chefe da Seção de Acompanhamento e Controle do VAF, Dimas Antonio Vieira, explica que agora 1.800 empresas constam no cadastro da Receita Estadual para enviar dados sobre a movimentação financeira. Entretanto, ele informa que o relatório está desatualizado e podem existir firmas inativas nesse grupo. Por isso, não é possível saber se as declarações enviadas correspondem ao real número de empresas ativas ou se há quantidade de empresas omissas.
Dimas lembra que até o ano passado, Uberaba tinha aproximadamente 8.000 firmas no cadastro e dessas, no máximo, 5.600 informavam a movimentação financeira à Receita Estadual. Grande parte dessas empresas declaram os dados agora por meio do Simples Nacional. Para fechar o cálculo da cota-parte do ICMS, a Receita Federal repassará depois os números para a SEF/MG.