(Foto/Divulgação)
Dois painéis movimentaram a manhã de quinta-feira (04) no 1º Fórum Regional de Líderes, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba.
No primeiro painel, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, comandou o debate sobre “Liderança e Desenvolvimento Regional”, juntamente com o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas de Minas Gerais, Daniel Guimarães de Castro e o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. No bate papo, a prefeita destacou que desenvolvimento regional inclui obras, infraestrutura, mais empresas para a cidade. “Mas, sem a liderança para articular, organizar, trabalhar em conjunto, não conseguimos desenvolver o coletivo”, completou.
Com o tema “Energia em Movimento”, o segundo painel do dia contou com as presenças do CEO da H2Brazil, Pedro Caçorino, o vice-presidente Executivo da Cemig, Marcos Montes, e o presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos. A mediação foi do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Celso Neto.
O CEO da H2Brazil, Pedro Caçorino, explicou que o empenho do município de Uberaba foi fundamental para a concretização do investimento de R$ 7,8 bilhões na planta de hidrogênio e amônia verdes na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). “Nós ouvimos: venham pra cá e vamos ajudar em tudo que for preciso. Tudo que foi prometido, foi cumprido”, completou. O vice-presidente Executivo da Cemig, Marcos Montes, enfatizou que a companhia será uma grande parceira do projeto, dentro do que for possível. “Só para vocês terem ideia da importância deste projeto, de 70% a 80% do custo é energia. O pedido é de 200 mega, capacidade suficiente para iluminar Uberaba inteira”, afirmou.