(Foto/Divulgação)
Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou na manhã dessa quarta-feira (3) a fase de testes de conjunto semafórico inteligente instalado no cruzamento das avenidas Edilson Lamartine Mendes e Santa Beatriz da Silva.
O sistema funciona a partir de detectores virtuais de veículos: câmeras identificam o volume de tráfego das vias e, de forma totalmente autônoma, o controlador de tráfego decide abrir ou fechar o sinal. Dessa forma, é possível aumentar o tempo de verde quando há maior fluxo em uma direção ou reduzir o tempo para atender o outro lado do cruzamento.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Ulisses Lamas, o equipamento faz o ajuste automático, garantindo mais fluidez ao tráfego. “A câmera identifica a presença dos veículos e o controlador define o tempo de verde conforme a demanda, priorizando o lado com maior número de veículos”, explicou.
A implantação está sendo executada por empresa especializada em controladores semafóricos, sem custos para o Município. O local foi escolhido por ser área menos movimentada, fora da região central, possibilitando a avaliação do sistema em diferentes cenários de tráfego. O sistema será avaliado dentro dos próximos três meses.