(Foto/Divulgação)
O programa Invest Minas foi determinante para assegurar grandes investimentos em Uberaba. Foi o que disse Daniel Guimarães de Castro, subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas de Minas Gerais, que participou ontem do painel “Liderança e Desenvolvimento Regional”, durante o 1º Fórum Regional de Líderes.
Conforme o subsecretário, o programa foi importante para a manutenção de investimento no setor industrial de cosmético e na vinda da H2Brazil, especializada em hidrogênio verde, que instalará uma planta de grande escala em Uberaba (MG) para se tornar a maior do tipo no Brasil, com investimento de R$7,8 bilhões.
“Foram ações conectadas entre o Invest Minas e o município de Uberaba, fazendo uma parceria cooperativa para a permanência da Skala no município e, no caso da H2Brazil, para que pudesse aproveitar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A ZPE, aliás, é um grande ativo que teve ação do governo de Minas Gerais”, ressaltou.
Castro participou do painel ao lado da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), e do presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Ele ainda destacou os estudos realizados pela Gasmig para a implementação de uma rede de gasoduto, com aproveitamento do biometano. O gás será produzido no município, por conta do investimento de R$200 milhões da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) para a implantação de unidade destinada a essa atividade.
O subsecretário reforçou que a chegada do gasoduto para o transporte de biometano não impede o investimento no gasoduto de gás natural, que deverá vir de São Paulo até Uberaba.
“A ideia é fazer a implementação de uma rede que atenda a região, mas que tenha a capacidade de interligação, seja com o gasoduto vindo de São Paulo ou com a rede do Centro-Oeste Mineiro que será finalizada agora, no final de setembro. A expansão das nossas redes de distribuição é algo que tem sido debatido de forma constante entre o governo do Estado e a Gasmig”, destacou o subsecretário.