DIPLOMACIA

Palácio do Planalto confirma ida de Lula à coroação do rei Charles III

Na viagem a Londres, Lula pretende se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak

O Tempo
Publicado em 17/04/2023 às 16:33
Compartilhar

Charles III é considerado rei desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro de 2022 (Foto/Dan Kitwood/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá à coroação do rei Charles III, marcada para 6 de maio em Londres. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (17) pela assessoria da Presidência da República.

A Cerimônia de Coroação acontecerá na Abadia de Westminster – cenário da coroação, do casamento e do velório da rainha Elizabeth II. Camilla, a esposa de Charles, também será coroada como rainha-consorte na ocasião.

Charles III é considerado rei desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro de 2022. Ela recebeu a coroa mais de um ano depois da posse.

Na viagem a Londres, Lula pretende se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Antes da Inglaterra, o presidente viajará na semana que vem para Portugal e Espanha. Ele chegou domingo (16) das visitas à China e aos Emirados Árabes. 

Lula e Charles conversam sobre questões climáticas

Lula e Charles conversaram ao telefone em 6 de março. A iniciativa fez parte de um pedido do Palácio de Buckingham.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa teve como tópico central o primeiro cumprimento do monarca à eleição de Lula e diálogo sobre questões climáticas.

Desde a eleição do petista em 2022, o mandatário ainda não tinha recebido cumprimento de Charles III.

"Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente", publicou o presidente em seu perfil oficial do Twitter. 

Durante a conversa, Lula também ressaltou a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a covid-19.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por