ACERTADO

PMU atende sindicato e ajusta sistema de ponto por biometria

Marconi Lima
Publicado em 06/10/2025 às 21:48
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A Prefeitura de Uberaba respondeu a ofício encaminhado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) sobre as inconsistências observadas no sistema de ponto biométrico. No documento, o Executivo garantiu que estão sendo implementados em conformidade com a legislação em revisão, sendo a compensação semanal um dos pontos que passaram a vigorar a partir de setembro.

A Prefeitura ainda informou que algumas melhorias foram introduzidas no sistema após o período de teste, com o objetivo de alinhar o sistema à realidade das múltiplas jornadas de trabalho e às individualidades dos servidores.

Sobre a não contabilização dos minutos excedentes, o Executivo esclareceu que, a partir de setembro, todos os minutos passaram a ser computados — sendo os créditos correspondentes aos minutos excedentes trabalhados e os débitos aos minutos faltantes.

A contabilização semanal será efetuada após a conclusão da semana trabalhada. A Prefeitura destacou que os débitos e créditos são aplicados exclusivamente no âmbito da compensação semanal, não podendo ser transferidos para semanas subsequentes nem utilizados fora do período em que foram gerados.

O presidente do SSPMU, Luiz Carlos dos Santos, destaca que o retorno da Prefeitura é resultado direto da atuação do sindicato na defesa dos direitos dos servidores. “Desde o início, o sindicato tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas pelos servidores com o novo sistema de ponto. A resposta da Administração Municipal demonstra que nossas cobranças foram ouvidas e que os ajustes estão sendo feitos para garantir justiça e transparência no controle da jornada”, ressaltou.

O vice-presidente, Phablo Lemes, reforçou que o diálogo com o governo municipal vai continuar. “O SSPMU continuará fiscalizando e mantendo o diálogo aberto com a Prefeitura para que as adequações realmente atendam à realidade dos servidores em todas as secretarias. O objetivo é que o sistema funcione sem gerar prejuízos e distorções na rotina de trabalho”, frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por