Vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Patrícia Melo (Foto/Divulgação)
A vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Patrícia Melo, destacou dois projetos que tem desenvolvido com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na saúde da mulher. Em entrevista ao programa Pingo do J, ela explicou que um dos principais objetivos é criar cursos de formação voltados para mulheres do campo, com apoio de instituições como o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e transformar a iniciativa em lei estadual. Outro projeto, em parceria com o Hospital Hélio Angotti, busca ampliar o acesso a exames preventivos de câncer de mama com o uso de tecnologia inovadora.
Patrícia contou que a pauta da agricultura familiar é uma das mais importantes de sua trajetória, por ser filha de agricultor. Ela explicou que tem trabalhado para fortalecer o setor, especialmente no que diz respeito à participação feminina. Segundo ela, a ideia é oferecer cursos de formação técnica e econômica para mulheres que vivem em comunidades rurais e assentamentos, abrangendo desde a produção artesanal até o uso de novas tecnologias no campo.
Além das formações presenciais, Patrícia destacou que a tecnologia também será uma aliada nesse processo. Ela citou o desenvolvimento de uma ferramenta de inteligência artificial voltada para o campo, capaz de responder dúvidas por mensagem de voz, recurso que, segundo ela, facilita o acesso à informação para quem enfrenta limitações de conectividade ou dificuldade de digitação. “Hoje nós já temos projetos-piloto sendo montados, com o investimento inicial de R$ 200 mil no IFTM, para começar os cursos em Peirópolis”, afirmou. A vice-presidente disse ainda que o desafio tem sido garantir o aporte financeiro necessário, já que muitos programas enfrentam dificuldades por falta de emendas parlamentares. “Temos buscado apoio da bancada do partido para viabilizar essas formações”, explicou.
A proposta é que os projetos-piloto sirvam de base para a criação de uma lei estadual de fomento à agricultura familiar voltada às mulheres. “Quando aprovamos uma lei, ela se torna uma política de Estado. É isso que queremos construir, mas, como ainda não sou deputada, preciso primeiro apresentar o projeto e viabilizá-lo por meio dessas parcerias”, ressaltou.
Foco na saúde e prevenção
Além da atuação no campo, a vice-presidente do PT de Minas Gerais destacou sua atuação na área da saúde da mulher, motivada por uma experiência pessoal: a perda de uma tia vereadora vítima de câncer de mama. O projeto, que será implementado em Uberaba, prevê a realização de exames preventivos em uma van equipada com tecnologia de ponta, capaz de detectar precocemente possíveis alterações. “A ideia é fazer o exame de forma rápida, sem dor e com mais conforto, para que as mulheres possam saber se têm propensão ou não e sejam encaminhadas para tratamento quando necessário”, afirmou.
Ela contou que o equipamento utilizado é do tamanho de um celular e faz a detecção por meio do calor corporal, sem necessidade de contato físico. “É um avanço incrível. A tecnologia vem para melhorar a qualidade de vida e garantir que o diagnóstico aconteça a tempo de salvar vidas”, completou.