MEDIDA BOA

PMU cria comissão para análise da nova concessão do transporte

A pouco mais de três anos para o fim da atual concessão do transporte coletivo urbano, a Prefeitura nomeia grupo de trabalho para analisar a gestão e os termos de contrato a ser firmado

Marconi Lima
Publicado em 05/11/2025 às 19:23
Compartilhar
Contrato com as atuais concessionárias do transporte coletivo urbano em Uberaba vence dentro de pouco mais de três anos e a PMU já prepara a nova licitação (Foto/Reprodução)

Contrato com as atuais concessionárias do transporte coletivo urbano em Uberaba vence dentro de pouco mais de três anos e a PMU já prepara a nova licitação (Foto/Reprodução)

A Prefeitura de Uberaba publicou, no jornal oficial Porta-Voz, portaria que institui a Comissão de Estudos sobre a Concessão para Exploração do Serviço de Transporte Coletivo. O grupo será responsável por analisar a gestão e os termos previstos no contrato de concessão a ser firmado entre o Município e a futura empresa concessionária do sistema.

Falta pouco mais de três anos para o encerramento do contrato atual. De acordo com a portaria, a comissão será composta por representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo a Secretaria de Administração (Vitor Oliveira da Silva), Secretaria de Fazenda (Michelle de Almeida Paulina), Procuradoria-Geral do Município (Mariana de Almeida Guapo), Chefia de Gabinete (Leila Braga), Assessoria Geral de Orçamento e Controle (Edson Antônio da Silva), Secretaria de Governo (Rafaela Cristina Leal Assis) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Ulisses Teixeira Lamas, Daniela Rocha Arantes, Eliene Silva de Oliveira e Pamela de Fátima Soares Caetano).
A norma determina ainda que a Chefia de Gabinete e a Secretaria de Governo participarão da reunião inaugural e da apresentação do relatório final dos estudos, que deverá ser encaminhado aos integrantes da comissão com antecedência mínima de 15 dias.
Segundo a publicação, a criação do grupo tem como objetivo garantir um processo técnico e transparente na condução dos estudos sobre o novo modelo de concessão do transporte coletivo, um dos principais serviços públicos de mobilidade urbana do Município.
A discussão sobre a renovação do transporte coletivo ocorre em meio à promoção da COP30, que tem entre suas discussões a mobilidade urbana. Antes do evento mundial, que ocorre no Brasil, no Fórum de Líderes Locais da COP30, foi lançado o Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil, uma iniciativa inédita que promete transformar o transporte público e reduzir as emissões de gases poluentes nas cidades brasileiras.
O fundo é resultado de uma ampla parceria entre o Ministério das Cidades, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, Mitigation Action Facility e WRI Brasil, e tem como meta mobilizar cerca de 80 milhões de euros para financiar a compra de ônibus elétricos e a instalação de infraestrutura de recarga em todo o país. Com a participação de investidores privados, o mecanismo deve alavancar aproximadamente 450 milhões de euros em investimentos até 2030, viabilizando a chegada de mais de 1.700 novos ônibus elétricos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por