ESTRATÉGICO

Região considerada histórica é o foco dos incentivos fiscais

Entre as medidas estão previstas isenções e reduções graduais de IPTU, ISSQN, ITBI e taxas municipais, variando conforme o número de empregos gerados e o tipo de empreendimento

Marconi Lima
Publicado em 07/11/2025 às 22:00
Compartilhar
Região mais central da cidade foi delimitada para a oferta de benefícios fiscais e estimular o empreendedorismo e moradia (Foto/Reprodução)

Região mais central da cidade foi delimitada para a oferta de benefícios fiscais e estimular o empreendedorismo e moradia (Foto/Reprodução)

O projeto de lei de incentivos para a área central prevê a aplicação dos benefícios a empreendimentos comerciais e residenciais localizados em um raio delimitado que abrange ruas e avenidas consideradas históricas.

Constam neste zoneamento as ruas Irmão Afonso, Afonso Rato, Jaime Bilharinho, praça Estevão Pucci e rua Gonçalves Dias. Também a rua Padre Zeferino, subindo pela Tiradentes até a rua Padre Francisco Rocha; rua Menelick de Carvalho até à rua Capitão Batista Machado, quando desce até a Odilon Fernandes, segue em direção centro-bairro até a rua Odete Oliveira Guedes, ligando a Marquês do Paraná, descendo até a Pires de Campos, que vai até a XV de Novembro e, por ela, até a Padre Anchieta. 
O zoneamento prevê também a volta à rua Padre Zeferino até a Barão de Ituberaba, Barão da Ponte Alta, vira à esquerda e segue até a Conde Prados, que vai à rua da Constituição e, por ela, até a rua do Carmo e, posteriormente, à Floriano Peixoto, ligando a Marechal Deodoro, onde segue à esquerda até novamente à rua da Constituição, que seguirá para a Capitão Manoel Prata. Daí segue para a rua José de Alencar até a São Benedito, em direção à Alberto Martins Fontoura Borges, Major Eustáquio, Terezinha Campos Waack, rua Angélica, Epitácio Pessoa e de volta à Irmão Afonso.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, o projeto tem como objetivo transformar a região central da cidade em um ambiente mais moderno, dinâmico e atrativo para investimentos. A proposta busca reintegrar o núcleo urbano à vida econômica e social do município, promovendo requalificação de imóveis ociosos, incentivo à moradia e estímulo a atividades culturais, noturnas e turísticas.
Entre as medidas, estão previstas isenções e reduções graduais de IPTU, ISSQN, ITBI e taxas municipais, variando conforme o número de empregos gerados e o tipo de empreendimento. Para empresas que criarem de 3 a 10 postos de trabalho, por exemplo, haverá isenção de IPTU por três anos, redução de 50% do ISSQN por igual período, além de isenção de taxas e do imposto sobre a obra.
Os benefícios aumentam progressivamente conforme a geração de empregos, chegando a 10 anos de isenção de IPTU e 90% de redução no ISSQN para empreendimentos que criem mais de 25 empregos diretos. Também haverá remissão de débitos municipais e bônus especiais para empresas que atuarem na economia noturna, com funcionamento após as 19h, ou que integrem o setor de startups e inovação.
No caso dos empreendimentos residenciais, a lei propõe isenção total de IPTU por até 10 anos para habitações de interesse social — enquadradas nas faixas 1, 2 e 3 do programa Minha Casa, Minha Vida —, além da isenção do ITBI na primeira transação, das taxas municipais e do ISS sobre a obra. Já os imóveis de médio e alto padrão terão isenção de IPTU por sete anos, redução de 50% no ITBI e as mesmas isenções de taxas e ISS.
Empreendimentos que incluírem 20% de unidades de interesse social receberão incentivos adicionais, enquadrando-se em uma categoria superior de benefícios.
A proposta, segundo a prefeita Elisa Araújo (PSD), representa uma estratégia de revitalização urbana e incentivo econômico sustentável. “Nosso objetivo é trazer de volta a vitalidade do centro, com mais moradia, emprego e segurança. Queremos que o coração da cidade volte a pulsar”, afirmou.
A Lei Incentiva Centro ainda depende da aprovação da Câmara Municipal de Uberaba (CMU). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por