TRANSPORTE ESCOLAR RURAL

Prefeitura de Uberaba contrapõe Gathi e diz que não tem orientação para o seu retorno

Município alega que os cinco dias dito pela empresa não é para que ela reassuma o serviço, mas para que responda qual o prazo precisa para se reestruturar

Publicado em 07/02/2026 às 13:50
Compartilhar
Transporte escolar rural continua sendo realizado pela Ubervan e Prefeitura diz que ainda não tem data para o cumprimento da determinação judicial que prevê o retorno da Gathi (Foto/Reprodução)

Transporte escolar rural continua sendo realizado pela Ubervan e Prefeitura diz que ainda não tem data para o cumprimento da determinação judicial que prevê o retorno da Gathi (Foto/Reprodução)

A Secretaria de Educação informa que a questão sobre a empresa que prestará o serviço de transporte escolar rural para os alunos da rede municipal está sendo tratada em processo judicial. A Procuradoria-Geral do Município representa a Prefeitura, que é terceira interessada no objeto da ação, sendo que as partes são a empresa Gathi e o Ministério Público.

Por se tratar de questão sensível que envolve mais de cinco mil alunos e mais de 90 veículos realizando de quatro a seis viagens diárias, todas as ações da Secretaria de Educação vêm sendo tomadas com cautela, a partir de orientações da Procuradoria-Geral do Município. E, até o momento, não houve orientação no sentido de encerrar a suspensão do contrato com a Gathi, tendo em vista os questionamentos ainda não respondidos pela empresa e pelo Judiciário e o alto risco de dano à população pela interrupção de um serviço público essencial.

A partir da intimação do Município da decisão proferida em segunda instância, a Secretaria de Educação questionou a empresa Gathi sobre o tempo necessário para a retomada do serviço, considerando que todos os veículos precisam estar em condições de conservação e segurança adequadas, conforme o previsto na legislação municipal.

O prazo do ofício, de 5 dias úteis, refere-se à resposta da empresa ao questionamento do Município quanto ao prazo necessário à retomada do serviço. Até o momento, não houve resposta da empresa nem indicação do envio de informações sobre a regularidade dos veículos e dos motoristas com relação à legislação municipal.

O foco do Município e, especificamente, da Secretaria de Educação é no transporte seguro, adequado e efetivo dos alunos da rede municipal matriculados em unidades do campo. O Município, por sua Procuradoria-Geral, questionou, no processo judicial – até o momento, sem decisão –, os termos mais adequados para a retomada do serviço, que não foram mencionados na decisão de segunda instância.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por