(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba informou que recebeu despacho do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sobre questionamentos feitos pelo vereador Tulio Micheli (PSDB) quanto ao funcionamento do Serviço Móvel de Urgência (Samu), na cidade. O Executivo garantiu que a demanda será respondida dentro do prazo estabelecido pelo MPMG.
A Prefeitura ainda informou que o Samu conta com quatro viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Avançado, uma Unidade de Resgate Mista (Corpo de Bombeiros e Samu) e duas Unidades de Suporte Básico, conforme diretriz do Ministério da Saúde. Há também mais uma ambulância para apoio, além de três ambulâncias de reserva.
O Samu atua no atendimento de pessoas em situações diversas de urgência e emergência, 24h por dia. Ainda de acordo com a Prefeitura, de janeiro até 25 de julho de 2025, o Samu recebeu 20.763 ligações, perfazendo o total de 11.601 atendimentos, que variam entre causas clínicas, pediátricas, traumas, obstetrícia, psiquiatria, dentre outras. O trabalho é executado por profissionais capacitados tecnicamente e emocionalmente para lidar com as situações diversas de emergência.
A Prefeitura reforça que 82 servidores, incluindo equipe de enfermagem, médicos, socorristas e administrativos, trabalham na unidade de Uberaba. Todos de prontidão para atender de forma eficiente os chamados, de acordo com as prioridades médicas. Sempre com diretriz profissional.
Esta semana, Tulio protocolou ofício no MPMG cobrando providências imediatas, diante do que ele considerou reincidente e preocupante demora nos atendimentos do Samu em Uberaba. O documento foi encaminhado ao promotor de Justiça de Defesa da Saúde, José Carlos Fernandes Júnior.