(Foto/Divulgação)
Vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) anunciou emenda parlamentar, no valor de R$500 mil, para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). O recurso será destinado à compra de equipamentos para ultrassonografia.
A parlamentar esteve na instituição, onde fez o comunicado à reitora da UFTM, Marinalva Barbosa. Segundo Rochelle, o recurso foi destinado através de emenda parlamentar da deputada federal Duda Salabert (PDT).
De acordo com a reitora da UFTM, o recurso será bem utilizado e vai ajudar muito na prestação de serviços do HC à população de Uberaba.
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade possui 306 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 19 de UTI adulto e dez de UTI coronariano, além de 13 salas de cirurgia. O Pronto Socorro conta com 22 leitos. O HC-UFTM possui cinco anexos, que são o Ambulatório Maria da Glória, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Pediatria, Centro de Reabilitação e Central de Quimioterapia, totalizando 173 consultórios.
Em 2024, o HC realizou 14.630 internações, 10.742 cirurgias, 282.768 consultas ambulatoriais, 105 mil procedimentos ambulatoriais, 30 mil exames genéticos gráficos, 82 mil exames radiológicos, 965.286 exames laboratoriais, totalizando quase 1,5 milhão de procedimentos em 2024. Possui 2.600 colaboradores, entre servidores da universidade, colaboradores da Ebserh e terceirizados. Em média, 5.000 pessoas circulam no complexo hospitalar diariamente.