(Foto/Divulgação)
Uberaba terá oito representantes na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para outubro, em Belo Horizonte. Integram esse grupo usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trabalhadores da área e representantes governamentais e de entidades socioassistenciais.
A definição ocorreu durante a Pré-Conferência Regional de Assistência Social, que reuniu 130 representantes das regionais de Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese). O evento foi realizado no anfiteatro Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
O encontro definiu os delegados das três regionais, compostas por 49 municípios.
Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social será dedicada à discussão e votação de deliberações para aperfeiçoamento da política de assistência social em Minas Gerais. Também serão votadas propostas para melhorias do Suas no Brasil e eleitos os delegados para a etapa nacional do evento, em Brasília.
O secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ernani Neri, destacou a importância das conferências para definição dos próximos passos da política de assistência social. “Entendo que, nós, enquanto gestores, precisamos cuidar, sobretudo, da parte administrativa das nossas pastas, porque são vocês, profissionais da área técnica, que definem os caminhos que devemos seguir”, disse.
A subsecretária de Assistência Social de Minas Gerais, Mariana Franco, disse que a conferência regional em Uberaba foi a primeira do Estado. Outros eventos também ocorrerão em toda Minas Gerais, como etapas preparatórias para a fase estadual do evento.
“Serão 14 regionais até o final de agosto e início de setembro. É uma etapa muito importante para nós, que antecede a Conferência Estadual. Agradeço o município de Uberaba por estar nos recebendo”, ressaltou.