(Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) publicou no Porta-Voz o contrato de prestação de serviço 63/2025, com a TDS Construção e Administração de Obras Ltda., para execução de obras de engenharia, elaboração de projetos básicos e executivos e serviços de instalações complementares, para a construção do Centro de Reservação no bairro Ponte Alta.
O projeto prevê um reservatório metálico elevado de 368m³, fundação, fechamento, iluminação, instalação de peças hidromecânicas e adutora, em atendimento à solicitação da Coordenação de Captação e Reservação e Diretoria de Desenvolvimento e Saneamento. O contrato vigorará por um período de 180 dias, a partir da emissão da ordem de serviço.
Conforme o despacho, publicado no Porta-Voz, o valor do contrato é de R$1,7 milhão.
No ano passado, a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou projeto de cessão de área pública para a Codau, destinado à construção do reservatório de água.
Quando da aprovação da matéria, foi dito no plenário do Legislativo que atualmente a comunidade conta com duas Estações de Tratamento de Água (ETA), afastadas da região, e, conforme nota técnica apresentada pela Codau, essas duas estações são antigas e foram construídas em padrões que não se enquadram aos que são utilizados atualmente pela Companhia.
Devido às condições das atuais Estações de Tratamento e suas estruturas operacionais, além da dificuldade de acesso à unidade nos períodos chuvosos, constatou-se a necessidade de construção de um novo reservatório cilíndrico para substituição das ETAs antigas. Além disso, a instalação será em um local considerado de fácil acesso, garantindo mais eficiência no abastecimento público em Ponte Alta.