A 11 dias para o segundo turno das eleições, a Justiça Eleitoral começa a preparar as urnas eletrônicas para a votação de 31 de outubro. Procedimentos serão iniciados hoje com a geração de mídia do sistema de informática oficializado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com o chefe de cartório da 277ª Zona Eleitoral, Rômulo Silva Cunha, após a importação dos dados, as urnas receberão carga elétrica na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, sendo posteriormente lacradas.
A próxima etapa, de acordo com o chefe de cartório, consiste na inserção dos dados oficiais nos equipamentos, que na sequência serão submetidos a uma auditoria para checagem dos procedimentos.
Segundo Rômulo, os outros três cartórios da Justiça Eleitoral em Uberaba têm a sua especificidade, mas todos seguirão as mesmas normas e procedimentos. Os 351 cartórios do Estado têm de hoje até a próxima segunda-feira (25) para concluir os procedimentos.
Estrutura. A convocação de mesários feita por carta para o primeiro turno também é válida para 31 de outubro. Os prestadores de serviço da Justiça Eleitoral devem comparecer nos mesmos horários e locais de 3 de outubro, conforme informou Rômulo Cunha.
A orientação para o segundo turno, principalmente aos eleitores, é que antecipem o voto, não deixando para os minutos finais. Estratégia, segundo Rômulo, visa a evitar a sobrecarga de demanda pelos votantes que estavam sem o título no dia 3 e desconheciam o local de votação. As informações podem ser obtidas nos sites do TRE (www.tre-mg.jus.br) ou TSE (www.tse.jus.br).