Em conversa reservada com o prefeito Anderson Adauto (PMDB), Lula fez compromissos em relação à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para a cidade
Em conversa reservada com o prefeito Anderson Adauto (PMDB), o presidente Lula fez compromissos em relação à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para a cidade e à proposta de remodelação do transporte coletivo. Também foi tratada nova visita do chefe nacional até o fim do ano à cidade.
Convidado para acompanhar o presidente no carro, AA conta que aproveitou o encontro para fazer os pedidos de Uberaba e foi atendido com a promessa de ajuda de Lula tanto no caso da ZPE quanto do projeto de mobilidade urbana.
No último caso, Anderson chegou a solicitar em público, durante o discurso na abertura da assembleia da Associação Nacional dos Serviços de Saneamento, rever a exigência de 300 mil habitantes para apresentar propostas no PAC mobilidade. Ele ressaltou que a cidade tem população de 297 mil pessoas e a mínima diferença poderia custar toda a remodelação do transporte coletivo.
Segundo o prefeito, na conversa houve a oportunidade de explicar o impasse por causa da interpretação da resolução que regulamenta a Zona de Processamento. Anderson afirma que o presidente se comprometeu a procurar o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, o uberabense Beto Vasconcelos, para se informar sobre o assunto. Na semana passada, AA esteve com o advogado, que endossou a avaliação sobre o objetivo da ZPE ser o incentivo das exportações.
Por enquanto, prevalece no conselho de ministros que a estrutura tem como meta o desenvolvimento de regiões mais atrasadas do país. O entendimento é desfavorável ao Triângulo Mineiro.
Nova visita de Lula a Uberaba já está sendo programada, conforme o prefeito. Ele pondera que para evitar conotação eleitoral o roteiro da viagem atual foi exclusivamente técnico. Entretanto, houve acordo com o presidente para uma segunda vinda. Desta vez, tendo na agenda a inauguração de unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”.