BOM TRABALHO

Primeira etapa do mapeamento com drones para identificar focos do Aedes foi concluída

Gisele Barcelos
Publicado em 04/12/2024 às 20:34Atualizado em 04/12/2024 às 23:39
Compartilhar

Foi concluída ontem a primeira etapa de mapeamento com drone de imóveis para identificar possíveis focos do Aedes aegypti. Outras seis operações com o equipamento estão no planejamento, mas a Prefeitura ainda não anunciou as próximas datas e nem os locais da cidade que serão sobrevoados.

O diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, disse que toda a região prevista para mapeamento na primeira etapa foi atendida dentro do prazo. O drone sobrevoou nesta semana os bairros Residencial Beija-Flor I e II, Residencial Nova Era, Residencial Colibri e Colibri II, Ilha de Marajó, Pacaembu, Residencial Morumbi, Residencial Copacabana, Parque dos Girassóis e Girassóis II, Estância dos Ypês e Parque das Laranjeiras.

Ainda conforme o diretor, a área elencada para os primeiros voos do drone foi selecionada a partir de diversos estudos técnicos preliminares, como, por exemplo, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e o relatório de áreas trabalhadas pelos Agentes de Combate a Endemias. “São regiões que, às vezes, não temos acesso. Assim, não conseguimos visualizar uma piscina ou uma caixa d’água em um possível estado crítico de foco de dengue”, explicou.

A partir de agora, a empresa contratada formatará os relatórios com os dados coletados, para que o município possa direcionar as ações de combate ao mosquito. Com o recebimento dos relatórios será possível identificar pontos críticos, como caixas d’água abertas ou criadouros expostos. Assim, serão organizadas operações para eliminar os focos visualizados pelo drone.

Ontem, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Posturas já se reuniram para alinhar as frentes de atuação que serão promovidas a partir dos relatórios.

Em relação às notificações, o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, pontuou que a equipe de fiscalização irá orientar e notificar os proprietários dos imóveis irregulares, destacando que as adequações deverão ser executadas de imediato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por