Fundação Cultural alega "escolha estrtégica da equipe" para justificar a ausência de Uberaba no evento; Frutal, Patrocínio, Sacramento e Uberlândia estão entre os 81 municípios do Estado com estabelecimentos abertos no período noturno para atividades culturais gratuitas
(Foto/Leo Bicalho)
Realizada nesta quinta-feira (10), a 10ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas incluiu programação em três cidades do Triângulo Mineiro. Frutal, Patrocínio, Sacramento e Uberlândia estão entre os 81 municípios do Estado com estabelecimentos abertos no período noturno para atividades culturais gratuitas.
Em Frutal, a programação consistiu em exposição sobre Maria Madalena na Casa da Cultura. Já em Patrocínio, houve uma contação de história e mostra sobre a cultura cafeeira e o desenvolvimento da cidade no Museu Municipal.
A atividade em Sacramento ocorreu no Museu Histórico Municipal e abordou a vida e a trajetória do padre Vítor Coelho, figura local em processo de canonização. Em Uberlândia, foi feito um sarau literário com a escritora mineira Débora de Moraes na Biblioteca Municipal.
Em resposta à reportagem do Jornal da Manhã, a Fundação Cultural posicionou que a ausência de Uberaba na programação da 10ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas se deve a uma escolha estratégica da equipe local, que está atualmente concentrada na organização para participar da 23ª Semana Nacional de Museus, em maio.
Ainda conforme a nota, o setor de Museus da Fundação Cultural passa no momento por um processo de transição e reestruturação, estando agora sob a nova coordenação. “O foco inicial tem sido o realinhamento administrativo dos equipamentos museológicos da cidade, com atenção especial às questões relacionadas à manutenção, ao acervo e à equipe técnica”, continha o texto.
A Fundação também manifestou que a participação em futuras edições da Noite Mineira de Museus está nos planos, dentro de uma agenda mais ampla de fortalecimento e valorização dos museus de Uberaba.
Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. O projeto fortalece o papel dos equipamentos culturais como espaços de convivência, formação e cidadania. A próxima edição deve acontecer entre junho e julho de 2025.