(Foto/Divulgação)
Câmara Municipal aprova moção de repúdio ao deputado federal André Janones (Avante), devido às acusações por prática de rachadinha, e vereadores reacendem discussão em plenário contra o voto em candidatos de fora da cidade.
No documento endereçado ao Congresso Nacional, a vereadora Ellen Miziara (PL) manifestou que a conduta do deputado causa indignação e deveria ser um alerta aos eleitores de Uberaba, já que ele teve mais de 11 mil votos na cidade em 2018 e 6 mil em 2022.
Ainda no texto, a parlamentar argumentou que nomes locais acabam sendo preteridos por “aventureiros políticos” que aparecem somente em período eleitoral e enxergam a cidade apenas como “curral eleitoral”, mas depois não retornam para ouvir demandas e trabalhar em prol do município.
O conteúdo da moção resultou em diversas manifestações em plenário dos demais vereadores, que fizeram um apelo aos eleitores para optar por nomes locais na próxima eleição para deputado no lugar de candidatos forasteiros.
Além disso, os vereadores contestaram deputados que vêm anunciando a transferência de domicílio eleitoral em Uberaba ou a abertura de gabinete na cidade apenas como estratégia para pegarem votos do município.
Apesar de ter 34 pessoas com domicílio eleitoral em Uberaba na disputa da eleição para deputado em 2022, Uberaba ficou sem representante na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na atual legislatura. Os deputados Aelton Freitas (PP), Franco Cartafina (PP) e Heli Andrade (União) não conseguiram se reeleger no último pleito.