(Foto/Ilustrativa)
Publicado no Porta-Voz, órgão oficial de divulgação do município, a Portaria 007/2025, que traz a nomeação do Comitê Municipal de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância.
Da Secretaria de Desenvolvimento Social foram indicados como titular Cacildo Teixeira de Carvalho Neto e como suplente, Geisienne da Silva Lima. Da Secretaria Municipal de Educação, a titular é Priscilla de Morais Pinto e a suplente, Juliana Bernardi Petek. A Secretaria Municipal de Saúde indicou como titular Dagma Wanderleia Costa e como suplente, Raissa Campos Mazeti. Ainda do Poder Executivo, os indicados das secretarias, fundações e autarquias, tendo como titular Juliana da Costa Dias e como suplente, Luiz Gustavo Raposo da Silva.
Os indicados da sociedade civil são Augusta Maria Alves Carlos e Roberta Afonso Vinhal Wagner. Da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, o titular é Jean Paulo de Queiroz e o suplente, Marcelo Geraldo Lemos. As promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro terão a titular Fernanda Fiorati Freitas e o suplente Diego Martins Aguillar.
Por parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Uberaba, a indicação para titular é Alineriane de Oliveira Siqueira e para suplente, Lídia Maria Miziara Costa. Já os Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente em Uberaba e o Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Uberaba I, a titular é Érica Ribeiro Almeida Dias e a suplente, Letícia Silva Nogueira. O Conselho II, a titular é Naira Borges Silva e o suplente, José Marcos Junqueira Ferreira. O Conselho III, a titular é Melissa dos Santos Cunha e o suplente, Luis Claudio Pires de Faria.
O Comitê Municipal de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância é um órgão colegiado responsável por coordenar e integrar as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos em nível municipal. Ele visa garantir que diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e cultura, trabalhem juntas para promoverem o desenvolvimento integral na primeira infância.
O órgão promove a integração entre diferentes áreas da Administração Municipal para otimizar o uso de recursos e evitar a fragmentação das ações.
Representantes de diversas secretarias municipais (Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, etc.), conselhos municipais (Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente) e organizações da sociedade civil que atuam na área da primeira infância integram o conselho.
A intersetorialidade é fundamental para garantir que as crianças recebam um cuidado integral, que contemple suas necessidades em todas as áreas do desenvolvimento.