Foto/Rodrigo Garcia/CMU
Após primeiro turno das eleições presidenciais, articulações em torno da escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal se intensificam. O grupo liderado pelo atual presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (05) e já está discutindo nomes para encabeçar a chapa que se apresentada para a disputa no início do ano que vem.
Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira (6), o vereador Marcos Jammal (MDB) afirmou que existem quatro alternativas para ser candidato à presidência da Câmara pelo grupo dos 13 parlamentares liderados por Marão. Além do próprio Jammal, estão no páreo Almir Silva (DEM), Fernando Mendes (MDB) e Samuel Pereira (MDB).
“O grupo dos 13 está mais fechado do que nunca. Ontem nos reunimos e aparamos todas as arestas [...] Dentro do nosso grupo tem gente cacifada, pessoas que podem representar o Legislativo de forma extremamente eficaz”, disse.
Porém, a eleição da Mesa Diretora deverá ter disputa novamente, pois os vereadores pertencentes ao grupo político ligado ao deputado federal Franco Cartafina (PP) também já estão se articulando para apresentar uma chapa para participar do processo.
Jammal inclusive revelou que o grupo adversário tentou atrair o vereador Samuel Pereira para mudar de lado, mas não houve sucesso.
“Samuel tem uma história. Quatro mandatos como vereador. É justo que ele pleiteie [ser presidente da Câmara]. Ofereceram para que fosse presidente do outro lado”, relatou.
Apesar da situação, Jammal não acredita que existe um risco de um racha no grupo dos 13 por causa da presidência. Segundo ele, o próprio Samuel declarou na reunião ocorrida ontem ter agido por impulso e divergências foram resolvidas.
“Acredito que isso ontem ficou muito bem resolvido e não acho [haverá divisão] depois de conversa que se teve ontem”, posicionou.