Cosip está a procura de outro fornecedor para atender demanda
Foto/Arquivo JM
Após finalizado o imbróglio sobre a regulamentação do desconto de 30% para a taxa de iluminação pública, é a vez das dificuldades para realizar a troca das lâmpadas. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, estariam faltando obra-prima.
Em entrevista ao programa O Pingo do J, da Rádio JM, Arduini explicou que com a “explosão” das PPP de Iluminação Pública, fabricantes de lâmpada de led não estariam conseguindo atender à demanda. “Todas as cidades estão fazendo PPP e fazendo a iluminação em led. Cosip está buscando novos fornecedores de outras fábricas, com as mesmas especificações para atender essa demanda”, argumenta.
Secretário ainda alerta que vai demorar entre 60 e 70 dias para os dispositivos chegarem e retomarem a troca das lâmpadas. Uberabenses reclamam que na avenida Edilson Lamartine Mendes, no trecho entre a ABCZ e a antiga Escola Agrotécnica Federal, a escuridão atrapalha um salão de velório que fica no entorno.
“Ali precisa aumentar a potência. Vai demorar de 60 a 70 dias, mas já está no mapa”, reforça Pedro. Ele aponta ainda outro trecho, próximo ao bairro Volta Grande, que são preciso 800 pontos de iluminação que aguardam a chegada das novas lâmpadas.
Em agosto foi decretado que os recursos assegurados para investimentos em novas obras de substituição do sistema antigo de lâmpadas por Led e extensão de rede são de R$ 24 milhões. Ainda no mesmo mês, a prefeita Elisa Araújo assinou decreto regulamentando o desconto de 30% para a taxa de iluminação pública e aumentando a faixa de contribuintes isentos para até 50 kWh de consumo.