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Relatório disponibilizado pelo Ministério da Educação aponta que menos da metade dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Uberaba estavam alfabetizados em 2023. Por meio de nota, a Secretaria de Educação posicionou que os dados não refletem a realidade atual dos estudantes do município.
A pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada com o objetivo de identificar o conjunto de habilidades que definem se uma criança está ou não alfabetizada. Ao todo, 206 cidades aderiram ao estudo para analisar as competências que caracterizam o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita que se espera ao final do segundo ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os dados da pesquisa, apenas 45,8% dos alunos concluíram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados na cidade em 2023. O desempenho local ficou abaixo do verificado na maioria das cidades do entorno, como Uberlândia (50,9%), Frutal (53,9%) e Araxá (68,8%). Somente Planura registrou resultado no mesmo patamar de Uberaba, com índice de 45,9% de estudantes alfabetizados.
A partir da definição do cenário em 2023, também foram propostas metas anuais de alfabetização a serem alcançadas pelos municípios participantes até 2030.
No caso de Uberaba, o relatório apontou um percentual de 56,83% este ano e um índice superior a 60% a partir de 2026, com crescimento progressivo ao longo de cinco anos até alcançar o patamar de 80% de crianças alfabetizadas ao concluir o 2º ano do Ensino Fundamental.
Por outro lado, Água Comprida já estava, em 2023, acima da meta estabelecida pelo governo federal. A cidade de dois mil habitantes estava com 96,8% dos alunos do 2º ano alfabetizados, enquanto a meta era de 80%.
Educação contesta dados e diz que a rede é avaliada a cada dois meses
Em resposta ao Jornal da Manhã, a Secretaria de Educação manifestou que o índice de avaliação externa apontado na pesquisa de 2023 não leva em consideração diversos indicadores fundamentais para uma análise profunda e real do desenvolvimento educacional dos alunos.
De acordo com a pasta, toda a rede municipal passa por avaliações bimestrais em cada unidade e por três avaliações anuais diagnósticas feitas pela própria secretaria para balizar os resultados obtidos nas escolas e direcionar as políticas públicas necessárias para a melhoria da aprendizagem.
A Secretaria de Educação argumentou que os resultados mais atualizados demonstraram que o nível de alfabetização no final do 2º ano do Ensino Fundamental está expressivamente acima do apresentado pela pesquisa de 2023 e a situação será logo confirmada nas próximas análises externas do ensino.
Ainda conforme a pasta, já são desenvolvidas e aplicadas estratégias para o pleno avanço da alfabetização no município, como: o plano de recomposição da aprendizagem, o acompanhamento do nível de leitura e escrita, as avaliações diagnósticas e as formações continuadas.
Por fim, a secretaria afirma estar atenta às dificuldades apresentadas pelos alunos, para direcionar o trabalho dos professores e garantir avanços ainda maiores no processo de ensino e aprendizagem.