A reprodução dos pombos que se eleva nesta época do ano aumentou a infestação das aves na Escola Geni Chaves. Fato repercutiu no Legislativo, mobilizando o vereador José Severino Rosa (PT) na busca de soluções junto às secretarias de Saúde e Educação.
Os pássaros se alojam no teto da instituição que, atenta aos riscos à saúde, tenta eliminar o problema há dois anos. Embora não haja registros de danos aos profissionais e crianças, as aves podem transmitir algumas doenças, como a pneumonia, reações alérgicas e meningite, através das fezes e penas.
O vice-diretor Rômulo Araújo Romão relatou ao vereador ser constante e rígida a limpeza no pátio e dependências todas as manhãs antes da chegada dos alunos. Segundo o educador, eles também são orientados a não alimentá-los. As ações adotadas pela escola por recomendação do Centro de Zoonoses surtiram efeito temporário, tendo os pombos retornado em pouco tempo.
A solução definitiva está orçada em R$ 10 mil, mas a direção alega insuficiência de recursos para bancar a instalação de telas nos vãos do prédio por onde os pombos entram e permanecem. A Legislação Ambiental não permite o extermínio das aves.
Diversos ofícios foram remetidos às secretarias da PMU por José Severino solicitando providências imediatas. “Espero que o prefeito se sensibilize com a questão antes que algum caso grave aconteça”, analisou o petista.