Encontro discutiu calendário escolar, condições estruturais de escolas e valorização dos profissionais
(Foto/Divulgação)
A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) e a nova diretoria do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) se reuniram pela primeira vez, nessa sexta-feira (26), no Centro Administrativo. O encontro teve como pauta temas estruturais e pedagógicos da rede municipal de ensino.
Durante a reunião, foi discutida a situação do prédio da Escola Municipal Uberaba. A secretária esclareceu que não haverá mudança imediata da unidade e informou sobre as tratativas em andamento para uma possível nova acomodação de alunos e profissionais. Outro ponto debatido foi o planejamento do 2º Congresso de Educação de Uberaba e do Triângulo Mineiro, marcado para os dias 7, 8 e 9 de outubro.
Também entraram na pauta o calendário escolar, o quadro de professores e os processos de certificação de diretores, considerados fundamentais para o bom funcionamento das escolas e para a valorização dos educadores. A Semed comprometeu-se a analisar adequações sugeridas pela categoria em relação ao encerramento das atividades do ano letivo.
Além da secretária de Educação, Juliana Petek, participaram a presidente do Sindemu, Thaís Villa; a primeira-secretária, Michelle Barros, e a vice-presidente, Andrea Luiza de Souza, além de representantes da Semed, entre eles a assessora jurídica, Lara Gonçalves; a diretora de Apoio à Educação Básica, Luciana Gouvea; o diretor de Logística, Alexanndre Lennon, e a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Vânia Resende, e o assessor de comunicação da Semed, Luiz Henrique Cruvinel.
“Esta foi a primeira de muitas conversas que teremos pela frente. Manter o diálogo aberto com os educadores é fundamental para avançarmos na valorização da profissão e na melhoria da Educação em Uberaba”, afirmou a secretária Juliana Petek.
Ela parabenizou a professora Thaís Villa pela eleição e reforçou que as portas da Secretaria de Educação estarão abertas para o sindicato “em busca de soluções conjuntas, sempre com foco na qualidade do ensino para os alunos”.