Após conclusão de reforma e reabertura da UPA do Mirante, Secretaria Municipal de Saúde planeja colocar em operação a terceira Unidade Regional de Saúde (URS) no prédio onde atualmente funciona a UPA provisória. A informação é da titular da pasta, Valdilene Rocha, que concedeu entrevista à Rádio JM e detalhou os planos para a estruturação da rede.
O prédio onde está instalada a UPA provisória foi inaugurado na gestão do ex-prefeito Anderson Adauto em 2012, já com a promessa de ser a terceira URS da cidade e oferecer atendimento com médicos especialistas. Porém, o imóvel inicialmente abrigou os serviços de uma unidade básica de saúde que passava por reforma e Uberaba continua com somente duas URSs em operação até hoje.
De acordo com a secretária, a abertura da terceira unidade regional é uma das reivindicações apresentadas nas recentes conferências municipais de saúde e o governo municipal tem interesse em atender ao pleito. “A nossa ideia é que o local se torne uma URS, porque o prédio foi preparado desde o começo para isso”, ressaltou.
Valdilene ainda ressaltou que a rede municipal de Saúde em Uberaba se divide em três distritos sanitários, sendo o atendimento com médicos especialistas concentrados em apenas duas URSs: Boa Vista e São Cristóvão.
Conforme a secretária, a entrada em operação de uma terceira unidade regional no Mercês completaria o desenho da rede e ajudaria na melhor distribuição dos pacientes que aguardam na fila eletrônica consultas com especialistas. “Se somos três distritos, nada mais justo que ter uma URS em cada distrito”, salientou.
O imóvel ao lado do Hospital Regional apenas funcionou como URS por um breve período entre 2018 e 2019, abrigando temporariamente os atendimentos das URSs Boa Vista e São Cristóvão enquanto os prédios das duas unidades passavam por reforma. Depois, o local foi fechado e o endereço começou a sediar o Cemdhi (Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão) até ser transformado na UPA provisória, no fim do ano passado.
Questionada, a secretária posicionou que a intenção também é retornar o atendimento do Cemdhi para o prédio no Mercês. Desta forma, quando a UPA provisória for desativada, o Cemdhi dividiria o espaço com a terceira URS do município.
UPA São Benedito. Com a reinauguração de pronto atendimento no Parque do Mirante em dezembro, a secretária municipal de Saúde afirmou que será possível acelerar o ritmo da obra de adequação na unidade do São Benedito para voltar a receber os recursos destinados ao custeio do serviço.
A titular da pasta manifestou que a UPA provisória não consegue suportar toda a demanda de pronto atendimento da cidade. Por isso, é necessário aguardar para fazer intervenções maiores na UPA São Benedito. “Não consigo acelerar a obra agora porque ali ainda suporta toda a maior parte do pronto atendimento da cidade. Para acelerar a reforma, preciso primeiro desafogar a São Benedito”, disse, ressaltando que não há perspectiva inicialmente de fechar o prédio para adequação.