
Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa (Foto/Cristiano Trad)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), definiu quem será o diretor-geral do recém criado Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O doutor em Transportes Rone Evaldo Barbosa ficará à frente da autarquia. A designação foi publicada no Diário do Executivo nesta sexta-feira (9/1).
De acordo com o currículo disponibilizado on-line por Barbosa, o novo diretor-geral do Detran-MG é analista de Infraestrutura do Ministério da Economia desde 2008, com exercício no Ministério dos Transportes. Ele também foi conselheiro titular do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2009 a 2019, além de ter atuado como secretário de Transportes e Trânsito nos municípios de Anápolis e Águas Lindas, ambos localizados no estado de Goiás.
Conforme a legislação do novo Detran-MG, o diretor-geral ficará responsável pela direção superior da autarquia, por meio dos atos de gestão, além de exercer a coordenação geral e promover articulações institucionais nos projetos públicos de gestão de trânsito. O vencimento será de R$12.363,03.
A lei que criou o Detran-MG foi promulgada por Zema em dezembro de 2025. A autarquia ficará vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com poder de polícia, autonomia administrativa, financeira e técnica e patrimônio próprio.
Entre as competências do órgão, estão o controle do processo de formação de condutores, o emplacamento e licenciamento de veículos, fiscalização de trânsito, aplicação de penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, entre outros.
Fonte: O Tempo