Após acidente em que um menino de 9 anos ficou ferido ao cair de uma van que faz o transporte escolar na área rural de Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) notificou e solicitou uma série de esclarecimentos à Expresso RS Cargas e Encomendas. O acidente aconteceu durante transporte dos alunos da Escola Municipal Totonho de Morais, localizada às margens da BR-050. A criança chegou a ser hospitalizada e, segundo a Semed, recebeu alta na tarde desta quinta-feira (10).
Na notificação, a Semed questiona o motivo de os alunos estarem sendo transportados no banco da frente do veículo; o motivo do não acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assim que ocorreu o acidente; se os motoristas da empresa passam por algum tipo de capacitação sobre como devem agir em situações como essa, entre outros pontos.
De acordo com a secretaria, a empresa tem cinco dias úteis para manifestação sob pena de instauração de Procedimento Administrativo Sancionatório e aplicação de eventuais penalidades, conforme contrato.
“Ao tomar conhecimento do acidente, imediatamente a Semed acionou a direção da escola e a equipe do Departamento de Transportes para acompanharem a ocorrência e prestarem assistência ao aluno e familiares. A equipe da Seção de Assistência ao Educando da Pasta também acompanha o caso, que será encaminhado para o Conselho Tutelar”, alega a pasta.
O acidente. Conforme apurado pelo Jornal da Manhã, o acidente teria ocorrido em uma estrada vicinal às margens da rodovia BR-050, momento em que os estudantes começaram uma brincadeira, ameaçando jogar um boné pela janela da van. A criança de 9 anos caiu com o veículo em movimento. O motorista da van escolar relatou aos policiais militares que fez uma conversão à esquerda para não atropelar a criança e parou na sequência. Em seguida, ele colocou o menino na van e se deslocou para a fazenda em que moram os pais da criança.
O motorista também relatou que, após contar o ocorrido, ele, a criança e a mãe dela se deslocaram para a sede do Corpo de Bombeiros, onde solicitaram ajuda. Inicialmente, a criança foi levada ao Hospital da Criança, onde foi constatado traumatismo craniano, além de escoriações no ombro esquerdo e um corte na região lombar. Devido à gravidade das lesões, o menino foi transferido por uma equipe do Samu ao Pronto-Socorro do HC-UFTM, tendo alta nesta quinta-feira.
Policiais militares ouviram o motorista e fizeram a apreensão da van, que foi removida ao pátio credenciado pela Polícia Civil.