POLÍTICA

Secretaria de Educação exige explicações de empresa de transporte escolar após acidente

Publicado em 10/11/2022 às 19:30Atualizado em 15/12/2022 às 23:30
Compartilhar

Após acidente em que um menino de 9 anos ficou ferido ao cair de uma van que faz o transporte escolar na área rural de Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) notificou e solicitou uma série de esclarecimentos à Expresso RS Cargas e Encomendas. O acidente aconteceu durante transporte dos alunos da Escola Municipal Totonho de Morais, localizada às margens da BR-050. A criança chegou a ser hospitalizada e, segundo a Semed, recebeu alta na tarde desta quinta-feira (10).

Na notificação, a Semed questiona o motivo de os alunos estarem sendo transportados no banco da frente do veículo; o motivo do não acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assim que ocorreu o acidente; se os motoristas da empresa passam por algum tipo de capacitação sobre como devem agir em situações como essa, entre outros pontos.

De acordo com a secretaria, a empresa tem cinco dias úteis para manifestação sob pena de instauração de Procedimento Administrativo Sancionatório e aplicação de eventuais penalidades, conforme contrato.

“Ao tomar conhecimento do acidente, imediatamente a Semed acionou a direção da escola e a equipe do Departamento de Transportes para acompanharem a ocorrência e prestarem assistência ao aluno e familiares. A equipe da Seção de Assistência ao Educando da Pasta também acompanha o caso, que será encaminhado para o Conselho Tutelar”, alega a pasta.

O acidente. Conforme apurado pelo Jornal da Manhã, o acidente teria ocorrido em uma estrada vicinal às margens da rodovia BR-050, momento em que os estudantes começaram uma brincadeira, ameaçando jogar um boné pela janela da van. A criança de 9 anos caiu com o veículo em movimento. O motorista da van escolar relatou aos policiais militares que fez uma conversão à esquerda para não atropelar a criança e parou na sequência. Em seguida, ele colocou o menino na van e se deslocou para a fazenda em que moram os pais da criança.

O motorista também relatou que, após contar o ocorrido, ele, a criança e a mãe dela se deslocaram para a sede do Corpo de Bombeiros, onde solicitaram ajuda. Inicialmente, a criança foi levada ao Hospital da Criança, onde foi constatado traumatismo craniano, além de escoriações no ombro esquerdo e um corte na região lombar. Devido à gravidade das lesões, o menino foi transferido por uma equipe do Samu ao Pronto-Socorro do HC-UFTM, tendo alta nesta quinta-feira.

Policiais militares ouviram o motorista e fizeram a apreensão da van, que foi removida ao pátio credenciado pela Polícia Civil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por