Secretário Agnaldo Silva, à direita, com o adjunto, Belzinho, estarão hoje em Brasília cobrando a liberação de recursos pendentes no Ministério da Agricultura (Foto/Jairo Chagas)
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, e o adjunto Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho) serão recebidos em audiência hoje, às 11h, em Brasília, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes Cordeiro. Eles estarão acompanhados do presidente do Legislativo, vereador Ismar Marão (PSD).
Na pauta, a solicitação de liberação de recursos para projetos já licitados pela Secretaria do Agronegócio (Sagri), como a aquisição de escavadeira hidráulica sobre esteiras, equipamentos para queijaria da Mata da Vida e 314 biodigestores para as comunidades de São Basílio e Santa Fé.
Também faz parte do pacote de pedidos a confirmação de verba para o asfaltamento da estrada de Kubera, já com empresa vencedora para asfaltar 13 quilômetros entre o Chuá (na BR-262) até a fazenda, divisa com Veríssimo.
Os recursos fazem parte de emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Zé Silva, Franco Cartafina e Zé Vitor, além de duas propostas voluntárias.
Oportunamente, Agnaldo e Belzinho vão solicitar também ao ministro Marcos Montes a abertura de empenho para 22 propostas inseridas pela Prefeitura de Uberaba, em julho deste ano, na Plataforma Mais Brasil.
Entre os objetos das solicitações estão o asfaltamento de vários trechos de estradas rurais, como acessos ao Parque do Café e São Basílio, avenida principal de Santa Fé, terraplenagem e cascalhamento em pontos considerados como gargalos de rodovias municipais, aquisição de caminhões e contêineres para instalação de um abatedouro de pescados em Uberaba, dentre outros.
Agnaldo destacou que a reunião é importantíssima, afinal, vai possibilitar tratar assunto por assunto com o ministro. “É claro que, ao longo desses seis meses à frente da Sagri, pude fazer gestões da maioria das propostas inseridas no “Mais Brasil”. Mas, pessoalmente, queremos frisar e pedir o esforço do titular do Mapa em garantir melhorias fundamentais para o meio rural em Uberaba, como aquisição de equipamentos e recuperação de estradas, por exemplo”, enfatizou.