NOVO CENÁRIO

Estações compactas resolvem a curto prazo demanda de tratamento de esgoto

Marconi Lima
Publicado em 23/07/2025 às 21:23
Compartilhar
Codau realizou ontem ato de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto compacta do bairro Laranjeiras (Foto/Divulgação)

Codau realizou ontem ato de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto compacta do bairro Laranjeiras (Foto/Divulgação)

Inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos Compacta (ETE), que opera com uma capacidade para tratar 25 litros/segundo. Esta é uma das três unidades deste porte, segundo a Codau, projetadas para solucionar, a curto prazo, as necessidades imediatas de tratamento de efluentes geradas pela expansão imobiliária em Uberaba.

Ainda conforme a Codau, a eficiência de remoção de poluentes é em torno de 95%. Entre os bairros beneficiados pela nova ETE estão o Residencial Mário Franco, Loteamento Maria Barbosa, Jardim Ipiranga, Laranjeiras 1 e 2, futuros empreendimentos como o Jardim Imperial e Jardim Jacarandá e outros que surgirão nesta área.

O modelo de estação compacta requer áreas menores para a implantação, tem custos reduzidos e simplicidade operacional. Ela é modular com tanques fechados e usa a tecnologia de reatores biológicos (MBBR) para a depuração do efluente.

Foram investidos nas três ETEs compactas R$16 milhões, previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público de Minas Gerais, o consórcio de nove empreendedores imobiliários que investem nas regiões Sul e Sudoeste de Uberaba e a Codau. 

O TAC definiu a regularização urbanística da infraestrutura de esgotamento sanitário de loteamentos existentes e de outros com diretrizes emitidas, mas também beneficia empreendimentos futuros. Pelo TAC ficou definido que as três estações seriam instaladas no modelo compacto de fácil relocação.

A alternativa, das ETEs compactas, cria condições de manter os empreendimentos imobiliários sem qualquer paralisação que pudesse ocorrer por falta de estrutura de saneamento, até que uma quarta Estação de Tratamento seja construída na região do Recreio dos Bandeirantes, em área já definida. Há também o projeto de ampliação da capacidade da ETE Francisco Veludo, no Alfredo Freire. A expectativa é que com a nova ETE e as melhorias nas já existentes, somadas às compactas, seja possível atender à demanda de Uberaba para os próximos 30 anos.

Além da ETE Compacta do Laranjeiras, está também em funcionamento a ETE Compacta Francisco Velludo, para ampliar a capacidade de tratamento desta unidade. Já a ETE Compacta Santa Marta ainda não tem data definida para a entrada em operação, mas a Codau garante que será em breve.

“Uma cidade que investe muito em saneamento básico como nós impacta positivamente nos aspectos ambientais, sociais, com grandes retornos econômicos para toda a sociedade”, disse o presidente da Codau, Rui Ramos.

Os dados mais atuais indicam que o país trata menos da metade (49%) do esgoto gerado em seus municípios. Em Uberaba, os índices de tratamento são próximos de 100%.

A prefeita Elisa Araújo destacou que a verba para a construção da quarta ETE convencional, de grande porte para atender toda a região sul de Uberaba, está garantida dentro do financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Os projetos básico e executivo foram contratados, estão em andamento e a licitação poderá ser lançada assim que forem concluídos. Estão previstos, aproximadamente, R$25 milhões para este empreendimento, que responderá pela expansão do esgotamento sanitário em Uberaba”, assegurou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por