O recém secretário da Educação, Celso Neto, se reune com Sindicato dos Educadores (Foto/Reprodução/Instagram @sindemuberaba)
Após análise da minuta do plano de carreira dos profissionais do magistério, ainda em agosto, a elaboração do novo documento foi novamente paralisada. Este foi um dos assuntos que o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) tratou com o novo secretário de educação, Celso Neto, em reunião na terça-feira (6).
A entidade sindical abordou algumas das pautas que estão paralisadas. De acordo com o presidente, Bruno Ferreira da Silva, foram apontados como "urgentes'', além da aceleração do Plano de Carreira, a criação de concurso público, interstício após contrato, formação continuada em serviço e excesso de relatório e papel para preencher.
“Sempre cobramos, sempre somos recebidos, mas soluções sempre são proteladas. Segundo o secretário, na próxima semana teremos resposta sobre o interstício após contrato. Mas queremos agilidade em pautas importantíssimas para a categoria”, avisa o líder sindical.
Leia mais: Piso salarial, plano de carreira e concurs o que pensa Celso Neto para a Educação em Uberaba
Ao assumir a secretaria, Celso Neto afirmou que, no começo da gestão à frente da pasta, seriam reforçadas as tratativas do reajuste do piso salarial e do plano de carreira dos servidores, visando dar sustentação aos professores e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos alunos. O secretário ainda confirmou a urgência de elaboração de concurso público para recomposição dos cargos, o que deve ser oficializado pelo Município no segundo semestre de 2023, após aprovação do plano de carreira.
Os estudos para a revisão do plano de carreira do magistério começaram em setembro de 2021 e a primeira versão da minuta foi apresentada no fim de agosto de 2022. O trabalho foi realizado por um colegiado formado por representantes do governo municipal, do Conselho Municipal de Educação, do Sindemu, integrantes da Comissão de Educação da Câmara de Uberaba, a qual Celso Neto fazia parte enquanto vereador, e profissionais do magistério.