Índice de reajuste previsto para 2011 não agrada funcionalismo municipal. No projeto encaminhado à Câmara Municipal, na semana passada, constam 5% de aumento para a categoria. Porém, sindicalistas querem entrar em negociação com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) para garantir percentual maior aos servidores públicos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU), Luís Carlos dos Santos, a categoria vem sofrendo perdas salariais, embora este ano tenha conseguido recomposição de 10%. Santos afirma que o percentual de 5% colocado para 2011 é irrisório e, por isso, haverá negociação com a administração municipal.
O sindicalista pondera que a categoria está finalizando pauta de reivindicações para protocolar em novembro na Prefeitura. Sem antecipar quanto será pedido de reajuste, o presidente do SSPMU informa que entre as solicitações estarão também o aumento do tíquete-alimentação, o plano de saúde dos servidores e a entrega do equipamento de proteção individual.
Santos pondera que o prefeito pediu para discutir estes três itens após o período eleitoral. Ele ainda aguarda convite para retornarem à mesa de negociações, mas se o processo não andar, as demandas serão cobradas novamente em 2011. “Fizemos visitas ao local de trabalho e até agora a situação dos servidores permanece a mesma. O material de segurança não chegou, apesar da garantia do secretário [Rômulo Figueiredo] que a compra foi concluída”, salienta.
O sindicalista afirma que a categoria espera que seja cumprida a antecipação da data-base para fevereiro no próximo ano. Por isso, a pauta será entregue com antecedência para análise da PMU.