Duas empresas se apresentaram para disputar a licitação referente ao prontuário eletrônico. Uma das participantes foi considerada inabilitada, mas a outra segue no certame e apresentará o software na próxima segunda-feira (7), para ser submetido à prova de conceito.
Nessa etapa, a equipe técnica irá verificar se a solução apresentada pelo licitante atende às exigências do edital, no que se refere às características, qualidade, funcionalidade, desempenho, níveis de serviços e outros itens.
De acordo com as informações da Codiub, após a prova de conceito, haverá prazo de cinco dias úteis para posterior aprovação da tecnologia apresentada pela empresa.
Esta é a segunda tentativa de contratar o prontuário eletrônico este ano. O processo licitatório estava inicialmente marcado para o dia 20 de setembro, mas acabou sendo anulado por divergências quanto ao tempo de prestação de serviço. A questão foi corrigida e um novo edital publicado para retomar a licitação do prontuário eletrônico.
Apesar dos entraves na primeira tentativa, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que o cronograma previsto inicialmente não seja muito prejudicado e a meta continua sendo concluir a implantação do software ainda este ano, para que o prontuário eletrônico esteja em plena operação em 2023.
A movimentação para viabilizar a ferramenta teve início ainda na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), em 2015. Um programa foi desenvolvido pela Codiub à época e implantado nas unidades de saúde desde então, porém, não foi possível a integração dos dados em toda a rede – função mais esperada da nova ferramenta. Com isso, agora a Prefeitura retomou a proposta de contratar o software na iniciativa privada.
Além do prontuário eletrônico, o software em contratação terá funcionalidades para Organização de Fluxo Assistencial, Controle Epidemiológico e até Controle de Almoxarifado de Medicamentos e Materiais. A empresa vencedora também será responsável pelos serviços de implantação, treinamento, suporte técnico local, manutenção e disponibilização de datacenter, de acordo com as especificações e quantitativos previstos no Termo de Referência.