Zema e Simões serão recepcionados na entrada da Assembleia por uma comissão de deputados, juntamente com vereadores e prefeitos mineiros
Governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) (Foto/Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação)
O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Mateus Simões (Novo), tomam posse neste domingo (1º) em Belo Horizonte. A solenidade acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 9 horas. Depois, eles seguem para o Palácio das Artes para a cerimônia de recondução ao cargo e início da nova gestão do Governo do Estado.
Zema e Simões serão recepcionados na entrada da Assembleia por uma comissão de deputados, juntamente com vereadores e prefeitos mineiros. A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) não irá comparecer à solenidade na capital, pois estará em compromisso familiar.
A cerimônia de posse será aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PSD). No Plenário, o governador e seu vice serão saudados por cadetes da Polícia Militar, que estarão empunhando o espadim Tiradentes, que simboliza honra e dignidade. Após a execução do “Hino Nacional”, os dois entregarão ao presidente da ALMG suas declarações de bens.
A cerimônia prossegue com a leitura, pelos dois eleitos, do compromisso constitucional: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo mineiro e sustentar a integridade e a autonomia de Minas Gerais”. Em seguida, será lido o termo de posse, que será assinado pelo governador e pelo vice. Depois, Zema e Mateus serão declarados oficialmente empossados pelo presidente da ALMG.
A solenidade terá ainda discursos do governador e do presidente da ALMG. Romeu Zema e Mateus Simões deixarão o Plenário sob a “cúpula de aço” formada por cadetes do Corpo de Bombeiros.
Romeu Zema foi reeleito governador de Minas no primeiro turno das eleições, com 6.094.136 votos (56,18% dos válidos). Ele e o vice foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 19 de dezembro de 2022. A diplomação os habilitou a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos.